sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Motor BF 161 Willys Turbo


Esse vídeo é para mostrar para todos os nossos amigos que nossos velhos de guerra topam uma turbinada sem nenhum tipo de problema, desde que seja bem feito. Infelizmente o consumo se torna mais inviável que o original, pois passa de 5 Km/l para 2.5 à 3 Km/l de gasolina.
O Motor a ser turbinado deve estar com a mecanica em dia e a regulagem de pressão não pode exceder a 1 Kg, sendo recomendado  0.700 à 0.800 gramas de pressão, do contrário os componentes do motor seram prejudicados com o passar do tempo.
A idéia de se turbinar este motor não é de sair fritando pneu nas esquinas e sim dar um pouco mais de torque e cavalagem, seria um opcional apenas para dar um folego a mais ao nosso velho amigo.
Esta questão é muito discutida entre jipeiros e mecanicos, na cabeça do pessoal é quase unanimidade que o velho Bf não aquenta o feito, mas muitos do que desacreditam siquer viram um serviço deste bem feito com seus proprios olhos.



quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Uma relíquia encontrada no interior baiano

A alguns dias atras quando eu estva no fórum 4x4 brasil, me deparei com fotos de um grande achado, um legítimo jeep willys Cj5 agrícola com tomada de força.
O proprietário comentou que o velho  de guerra é a salvação do sítio na colheita de feijão, pois é o mesmo que trasnsporta e toca a batedeira de feijão.
Só posso dizer que se este jeep não for o ultimo de sua raça no brasil, deve ser um dos últimos. Agora mando um apelo ao proprietário, cuide bem deste willys pois ele faz parte da historia e é raríssimo, meresse muitos cuidados e caprichos !
E é isso, que Deus mande muita chuva pra nóis brinca !



segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Diferenças entre Willys BF 161 2600cc / Willys BF 184 3000cc / Ford 3000 Maverick

Muitos ainda não conseguiram compreender as diferenças entre estes 3 motores, mas para sanar as dúvidas de uma vez por todas e não permitir o pessoal misturar gato com lebre irei postar a baixo as principais diferenças de ambos.

1º Willys BF 161



As diferenças deste motor são notórias, mas por motivo de modificação o mesmo pode perder sua originalidade, tornando assim dificil sua descrição.
1º O coletor de escape só tem este formato nos motores BF 161 originais.
2ª A tampa de válvulas também tem este formato único nos motores BF 161 originais.
3º O coletor de admissão é fundido ao bloco e no mesmo esta escrito JEEP.
4º A distancia entre as flanges do coletor de escape com o cabeçote são unicas no BF 161 originais, pois no willys BF 184 e Ford 3000 esta distancia é maior para que se conseguisse um aumento na cilindrada.

2º Willys Bf 184




  1º A tampa de válvulas tem este formato único nos BF 184 originais.
  2° Uma mangueira sai da bomba d'agua e vai até a parte inferior do coletro de admissão, o mesmo serve para aquecer o coletor.
  3º O coletor de escape tem este formato unico nos BF 184 originais, o mesmo é bipartido, ou seja, ele é 6x2 (uma parte capita os gases de 3 cilindros e o outro dos outros 3).
  4º Um cano com tampa sai do cárter até a altura da tampa de válvulas, serve para abastecer o oleo do motor e só existe no BF 184.
  5º E o item mais importante de todos e o mais notório é o coletor de admissão separado do bloco. 

3º Ford 3000 Maverick



1º O coletor de escape tem este formato único nos motores Ford 3000, a saída é para tras, não para baixo como nos outros modelos.
2º O coletor de admissão é fundido junto ao bloco, mas esta estampado Ford no mesmo.
3º Uma mangueira sai da bomba d'agua e segue na lateral do motor levando agua para melhor refrigeração dos ultimos cilindros.

Se ficou alguma dúvida em relação a algo estou aberto a perguntas, é só comentar que estarei pronto a atender. 

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Motor Willys Hurricane 4 cilindros em números


Potencia de 73,97 Horse Power.
Torque de 15,8 Kgmf a 2.000 rpm.
Velocidade máxima de 90 Km/h.
Consumo médio em trecho urbano 5,5 Km/l.
Consumo médio em trecho fora de estrada 3,5 Km/l.

Motor Willys BF 161 6 cilindros em números


O desempenho dos jeep's na década de 60 era considerado bastante satisfatorio face as características a que se destinava.
A velocidade máxima do modelo equipado com 3 marchas e motor BF era de 118 km/h. Claro que se tratava da velocidade momentanea, atingida em melhor passagem, trecho plano e por pouco tempo, haja visto a sobrecarga excessiva exigida do motor e transmissão em longos trechos.
Velocidade Máxima por marchas:
1ª 45 km/h
2ª 80 km/h
3ª 118 km/h
As marcas médias de velocidade atingiram cerca de 3 km/l de gasolina. No tráfego hurbano a marca foi de 3,6 km/l, a melhor marca registrada nos testes foi de 6,2 km/l.
Vale ressaltar que quando acionada a redução o consumo aumenta significatoriamente:
1ª marcha em 60% ( 3,3 p/a 1,3 km/l )
2ª marcha em 57% ( 5,5 p/a 2,3 km/l )
3ª marcha em 48 %.