domingo, 6 de fevereiro de 2011

Substituição do filtro de oleo do motor BF 161 willys

Como todos nossos amigos jipeiros sabem, nosso velho companheiro de guerra (bf161) tem vários problemas de fabricação, pois na época de seu lançamento alguns pontos em relação a mecanica nem siquer eram discutidos ainda.
Um deles, e o que será discutido agora, é o sistema de filtragem de óleo parcial, ou seja, a quantia de óleo que passa pelo filtro é uma pequena parcela do total que circula pelo sistema de lubrificação.
Em relação a este sistema parcial se torna inviável uma modificação no sistema de bombeamento, mas o que pode ser feito é a troca do sistema original de filtragem de modelo cartucho para um sistema mais atual. O grande problema do filtro é que o mesmo após algumas horas de trabalho começa a se deteriorar pois o material utilizado é uma espécie de papelão e também dificulta a passagem do oleo pois uma espessa borra se forma ao seu redor formando uma película, dificultando assim a passagem do óleo.
Para a modificação, foi utilizado um suporte de filtro da turbina que equipa as scanias 111,112,113, e um filtro de óleo do Fox.
A troca é super plug and play, a furação do suporte do filtro bate com a furação original, então é só fazer a troca e colocar o filtro do Fox. As mangueiras originais não vão dar mais certo, pois o comprimento terá de ser alterado, na minha opinião recomendo a instalação com tubulação em cobre, pois possui uma melhor durabilidade e deixa o motor com uma estética mais bonita.
Concluo então que esta adaptação é de grande valia para todos, o resultado final é ótimo e a funcionabilidade também.
Qualquer dúvida estarei pronto a atender, um grande abraço a todos.
Abaixo fotos para ilustrar o serviço realizado.





quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Isso sim que é bom gosto em todas as formas e sentidos !

Um belíssimo exemplar, F75 reformada e modificada, a mesma recebeu o motor e cambio da ranger V6 4.0 com reduzida Dana Willys.
Como em todos os foras de estrada é de prache que esta monstrinha ganhasse um apelido, e o escolhido foi Jandira.
Abaixo uns videozinhos da F75 em ação.