Como todos nossos amigos jipeiros sabem, nosso velho companheiro de guerra (bf161) tem vários problemas de fabricação, pois na época de seu lançamento alguns pontos em relação a mecanica nem siquer eram discutidos ainda.
Um deles, e o que será discutido agora, é o sistema de filtragem de óleo parcial, ou seja, a quantia de óleo que passa pelo filtro é uma pequena parcela do total que circula pelo sistema de lubrificação.
Em relação a este sistema parcial se torna inviável uma modificação no sistema de bombeamento, mas o que pode ser feito é a troca do sistema original de filtragem de modelo cartucho para um sistema mais atual. O grande problema do filtro é que o mesmo após algumas horas de trabalho começa a se deteriorar pois o material utilizado é uma espécie de papelão e também dificulta a passagem do oleo pois uma espessa borra se forma ao seu redor formando uma película, dificultando assim a passagem do óleo.
Para a modificação, foi utilizado um suporte de filtro da turbina que equipa as scanias 111,112,113, e um filtro de óleo do Fox.
A troca é super plug and play, a furação do suporte do filtro bate com a furação original, então é só fazer a troca e colocar o filtro do Fox. As mangueiras originais não vão dar mais certo, pois o comprimento terá de ser alterado, na minha opinião recomendo a instalação com tubulação em cobre, pois possui uma melhor durabilidade e deixa o motor com uma estética mais bonita.
Concluo então que esta adaptação é de grande valia para todos, o resultado final é ótimo e a funcionabilidade também.
Qualquer dúvida estarei pronto a atender, um grande abraço a todos.
Abaixo fotos para ilustrar o serviço realizado.
Prezado colega,
ResponderExcluirEssa substituição ficou boa? Acabaram os vazamentos? A pressão do oleo se manteve? Abraços
Olá e a conexão para as mangueira qual a bitola? ou quaias as peças foram usadas?
ResponderExcluir