segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Diferenças entre Willys BF 161 2600cc / Willys BF 184 3000cc / Ford 3000 Maverick

Muitos ainda não conseguiram compreender as diferenças entre estes 3 motores, mas para sanar as dúvidas de uma vez por todas e não permitir o pessoal misturar gato com lebre irei postar a baixo as principais diferenças de ambos.

1º Willys BF 161



As diferenças deste motor são notórias, mas por motivo de modificação o mesmo pode perder sua originalidade, tornando assim dificil sua descrição.
1º O coletor de escape só tem este formato nos motores BF 161 originais.
2ª A tampa de válvulas também tem este formato único nos motores BF 161 originais.
3º O coletor de admissão é fundido ao bloco e no mesmo esta escrito JEEP.
4º A distancia entre as flanges do coletor de escape com o cabeçote são unicas no BF 161 originais, pois no willys BF 184 e Ford 3000 esta distancia é maior para que se conseguisse um aumento na cilindrada.

2º Willys Bf 184




  1º A tampa de válvulas tem este formato único nos BF 184 originais.
  2° Uma mangueira sai da bomba d'agua e vai até a parte inferior do coletro de admissão, o mesmo serve para aquecer o coletor.
  3º O coletor de escape tem este formato unico nos BF 184 originais, o mesmo é bipartido, ou seja, ele é 6x2 (uma parte capita os gases de 3 cilindros e o outro dos outros 3).
  4º Um cano com tampa sai do cárter até a altura da tampa de válvulas, serve para abastecer o oleo do motor e só existe no BF 184.
  5º E o item mais importante de todos e o mais notório é o coletor de admissão separado do bloco. 

3º Ford 3000 Maverick



1º O coletor de escape tem este formato único nos motores Ford 3000, a saída é para tras, não para baixo como nos outros modelos.
2º O coletor de admissão é fundido junto ao bloco, mas esta estampado Ford no mesmo.
3º Uma mangueira sai da bomba d'agua e segue na lateral do motor levando agua para melhor refrigeração dos ultimos cilindros.

Se ficou alguma dúvida em relação a algo estou aberto a perguntas, é só comentar que estarei pronto a atender. 

6 comentários:

  1. Olá amigo, minha dúvida é em relação às diferenças entre os respiros dos motores... no BF161 tem um respiro que fica perto da bomba de gasolina, abaixo do coletor de escapamento e outro que é a própria tampa de abastecimento do óleo. Nos outros dois modelos esses respiros estão nas mesmas posições? Que diferenças existem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. no motor do maverick 6 cil, não existe o respiro perto da bomba de gasolina, é fechado. Pelo que observei o único respiro é o localizado na tampa de valvulas

      Excluir
  2. Qual o carburador correto do 3000 porque por que tenho dois só que um é de h40/44eis solex e outro de opala igual a da foto mas GM não é do maverick me ajudem tenho que potar ele pra andar pró meu casamento

    ResponderExcluir
  3. Tenho um motor desse k quebro o virabrequim agora to com medo de comprar na Internet e não da certo ou o virabrequim de da certo em todos?

    ResponderExcluir
  4. o virabrequim do motor willys 3000/ maverick 6 cil é diferente do bf 161/ 2600.

    ResponderExcluir